Abertura

A abertura (F, A, Av) controla a profundidade de campo e a nitidez da fotografia junto ao ponto de focagem.

O controle da abertura ajuda a ter uma foto focada por completo ou a ter apenas uma zona restrita ao ponto de focagem. À quantidade imagem focada dá-se o nome de “profundidade de campo” (referida por DOF, depth of field) sendo a profundidade de campo menor quanto menor o F (maior a abertura do diafragma).

Abertura

A Abertura é medida em F’s e, fisicamente, refere o diâmetro das laminas que deixa entrar a luz para o sensor. Valores possíveis para F são F3.5 , F1.2 (grande abertura, lâminas muito afastadas), F22 (pequena abertura, lâminas muito juntas) . O F também pode subir ou descer em “stop’s”… subir o F 1 stop faria passar, por exemplo de F11 para F16.

De modo a assegurar uma correcta exposição da foto (nem muito clara -> sobre-exposta ; nem muito escura -> sub-exposta) as alterações na abertura têm que ser compensadas com variações no ISO e/ou na velocidade. Essas variações irão influenciar o “grão” da foto (ISO) ou o congelar dos elementos (S, Tv) conforme pode ser viste no “triângulo de exposição

(nota: a foto da esquerda encontra-se um pouco tremida em consequência da grande distancia focal e baixo tempo de exposição… conseguem imaginar uma solução fácil para que este problema não existisse?)

1 comentário a “Abertura”

Deixar uma resposta