Triângulo de Exposição

O triângulo de exposição mostra, de forma gráfica, o impacto e a compensação que deve de ser feita em cada um dos parâmetros de modo a assegurar a exposição desejada numa fotografia. Se deslocar um dos lados no sentido “menos luz” um dos outros lados terá de se deslocar no sentido “mais luz”.

Notem que eu disse “exposição desejada” e não “exposição correcta” já que “exposição correcta” pode querer dizer que a imagem não tem zonas escuras sem detalhe nem zonas queimadas e, em alguns casos, pode ser mesmo essa a intenção.

triangulo-de-exposicao

Ao ler o triângulo consegue-se ver que, por exemplo, se aumentar o F (reduzir a quantidade de luz que passa pela objectiva e aumentar o DOF) tem que se aumentar a exposição e/ou aumentar o ISO (aumentando o grão na fotografia. Se a ideia for congelar o movimento diminuindo o tempo de exposição a compensação seria diminuir o F (aumentar a quantidade de luz que passa pela objectiva e diminuir o DOF) e/ou aumentar o ISO (aumentando o grão na fotografia).

 Podem observar os impactos da variação de qualquer dos parâmetros na exposição pode ser observado na escala de “compensação de exposição” que vão, tipicamente, de -2 a +2 stop’s.

Exposure Compensation

Colocando a câmara em modo M efectuem uma medição (pressionar o botão de foto até meio) ajustem a velocidade até o traço ficar no meio da escala (0). Aumentem o ISO para o dobro, meçam, vejam o que têm de alterar para voltar a colocar a medição no (0).

 

3 comentários a “Triângulo de Exposição”

Deixar uma resposta